Curta e fique por dentro!

[Resenha] Com amor, Anthony.


Título original: Love, Anthony
Autor (a): Lisa Genova
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2015
ISBN: 9788520940082

Sinopse: Em seu novo romance, a autora best-seller de Para Sempre Alice e Nunca Mais, Raquel conta a história de Anthony. Ao dar voz ao rapaz autista, Lisa Genova permite que ele releve os segredos por trás do funcionamento de sua mente: por que ele odeia pronomes, mas ama o número 3 e balanços, como ele experimenta a rotina, a alegria e o amor. E é a voz desse rapaz que vai guiar duas mulheres em sua jornada inesquecível para descobrir as verdades universais que unem a todos nós. 

"Beth observa a foto dos dois, e é como se estivesse vendo outro casal, como se fossem velhos amigos de quem gostava, amigos com quem perdeu contato, que se mudaram para longe. Seu coração fica pesado. Ela usou aquele relicário todo dia durante anos e o amava. E então, em algum momento, não lembra exatamente quando, o coração de prata começou a ficar manchado, e o que um dia foi novo, romântico e sofisticado de repente parecia velho, sem graça e infantil."

Olivia Donatelli era casada com David e tinha um filho chamado Anthony. Anthony tinha autismo, e em seu pouco tempo de existência seus pais gastaram o que tinha e o que não tinha para procurar uma solução. Cuidar de Anthony era exaustivo, por isso Olivia parou de trabalhar e passou a tomar conta dele, e isso acabou interferindo no seu casamento.

Beth é mãe de três lindas e saudáveis meninas. Depois que teve a caçula, Gracie, deixou o emprego e passou a ser dona de casa. Beth trabalhava num jornal escrevendo contos.
Beth recebeu um cartão falando que Jimmy, seu marido, a traia. Quando o confrontou, ele afirmou. E mesmo o amando muito, se separou. Suas amigas até tentam ajudá-la, mas cada uma tem uma opinião diferente, e Beth tem mania de tentar agradar todo mundo. Em meio a isso, ideias para escrever um livro lhe perseguem e assim ela põe tudo de lado e se dedica a escrever.

Beth e Olivia não tem nada em comum, a não ser pelo fato de ambas morarem em Nantucket e terem se divorciado a pouco tempo. Mas, depois que Beth começou a escrever seu livro, as vidas delas passaram a se cruzar. E talvez Beth tenha a resposta para as dúvidas de Olivia sobre o autismo de Anthony.

"O que me leva à outra razão de por que vir para cá. Eu estava aqui por você, mãe. Vim para cá para ensinar você a amar."

Há alguns anos atrás, eu trabalhei numa creche e lá tinha um garoto com autismo. Eu não conseguia entendê-lo e por isso era difícil ajudá-lo e mantê-lo calmo. Desde que li a sinopse desse livro, fiquei bem curiosa sobre a história, assim que deu trouxe-o para casa e foi uma leitura sensacional.

Quando comecei a leitura não entendi o porquê de a autora colocar o ponto de vista tanto da Olivia quanto da Beth, eu me perguntava qual a relação de Beth com a história. E quando descobri foi lindo. Não acredito em espíritos e nem em psicografia, contudo achei maravilhoso a forma como a autora acalmou o coração de Olivia através das palavras de Beth. Era como se o próprio Anthony tivesse escrito sobre sua vida.

Olivia se sentia muito dividida com seus sentimentos em relação ao Anthony. Ela o amava, mas não o compreendia. Cuidava dele, mas achava estressante e muitas vezes se ressentia do fato dele ter autismo. E quando algo aconteceu com ele, ela se sentiu culpada por todos os pensamentos mesquinhos e egoista que teve. Ela não conseguia viver com esses questionamentos na mente, ela precisava de respostas e as teve, já aviso que provavelmente o leitor chorará bastante hahaha.
Beth era uma pessoa que levava muito sério o que as pesssoas pensavam, e isso fica bem explícito no livro. Depois que Jimmy a traiu, ela se viu numa saia-justa, o que ela deveria fazer já que tinham filhas juntos? E o que ela realmente queria? O que era melhor para ela seria bem visto por suas amigas e pela sociedade?

Todo o livro vai girar em torno disso autismo, perdão, amor, segundas chances, família e recomeços. A escrita da autora é cativante e ela aborda assuntos delicados com uma sensibilidade extrema, e mesmo o leitor nunca tendo passado por situações parecidas, ele consegue sentir empatia pelas personagens. É um livro brilhante! Eu amei cada minuto dessa leitura, mas o que mais chamou a atenção foi o modo como o Anthony se comunicava através da Beth, era algo muito emocionante de se acompanhar, e confesso que o final me fez chorar. É um livro que precisa de um reconhecimento maior, pois é bem escrito, tem personagens muito bem desenvolvidos, uma trama incrível, aborda assuntos do cotidiano e a escrita é encantadora.


Beijos e até o próximo post!

19 comentários:

  1. Olá
    Deve ser uma história incrível, pelo que pude perceber. Confesso que amo histórias que envolvam autismo e fiquei curiosa sobre a ligação dessas duas mulheres e o modo como há o auxílio por meio das palavras. Eu não conhecia esse título, mas com certeza teria interesse em ler. Adorei sua resenha!
    Beijos, Fer www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Que capa linda!!!
    A narrativa deve ser incrível e tocante e os temas que você citou na resenha, com certeza, vão encontrar um lugar quentinho no meu coração.
    Adorei a dica.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto dos livros que esta autora escreve. Quando assisti a Para sempre alice chorei e vi o quanto é difícil a doença e sei que a autora usa algo sempre muito complicado para lidar no dia a dia. Já li livros com este tema e parece difícil quando a gente não sabe ou não conhece, mas aos poucos vai aprendendo. Acho um tema mega importante.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Parece ser um livro e tanto, cheio de drama e com uma narrativa muito sensível e tocante. Você me deixou curiosa pra saber qual a importância de Beth na história e o envolvimento dela com Olivia e Anthony. A autora escolheu um tema muio importante e parece ter se saído bem na sua abordagem, por isso vou anotar a sua dica para ler assim que possível.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Adorei saber suas impressões acerca da obra e desconhecia a mesma. Achei a capa muito bonita e a premissa me chama muito a atenção pelo fato de envolver na trama um garoto portador de autismo, tema que nunca li em nenhuma obra até hoje e me deixa bem intrigada como Anthony irá guiar essas duas mulheres no decorrer do enredo.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia o livro mas já fiquei interessada nele. Nunca li nada que abordasse o autismo mas tenho vontade. Gostei muito de ver a sua opinião sobre o livro e espero que eu possa lê-lo também pois a história parece ser emocionante.

    ResponderExcluir
  7. Oi,tudo bem? Achei bacana os assuntos que a autora aborda principalmente o autismo e fico feliz que ela nos ajude a entender melhor sobre. Imagino que deva ser difícil para a mãe lidar mesmo com tudo e com suas próprias frustrações.
    Dica anotada.
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    EU não conhecia este livro e devo dizer que o tema do autismo, segundas chances e afins não faz muito o meu género... mas ainda bem que gostaste da leitura!! :)

    Para alem disso, e sempre muito bom quando os personagens estão bem desenvolvidos e a escrita nos agrada dessa forma!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    É tão bom quando amamos cada minuto da leitura de um livro. Gostei muito de conhecer sua opinião sobre a obra, pois ainda não a conhecia. Achei legal ser sobre autismo, pois curto muito livros com essa temática. Outra coisa que me agradou foram os personagens terem sido bem desenvolvidos.
    Todos os seus elogios me fizeram querer esse livro para ontem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?
    Também fiquei curiosa para saber como a vida das personagens se entrelaçam e além disso,mesmo não tendo lido o livro anterior da autora, a temática chamou muito minha atenção. De fato é muito difícil saber o que se passa na mente de um autista ou como ele vê o mundo. Se a autora soube desenvolver com maestria a temática, ao ponto da leitura de encantar, bem, não me resta outra alternativa senão lê-lo. Gostei muito das temática desenvolvidas além do tema central, envolvendo perdão, amor, família. Enfim! Amei a resenha!
    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  11. Oi Thayenne, assim como você, eu também já trabalhei com uma criança autista, e acredito ter sido um dos maiores desafios que já tive profissionalmente. Tudo o que é ligado à síndrome em chama a atenção, então provavelmente vou dar uma chance a essa leiturs. Ainda mais após você ter dito que parece que Anthony é quem conta a história. Valeu pela dica, abraços

    ResponderExcluir
  12. Olá!!
    Nossa, não conhecia esse livro e vou te falar que eu me surpreendi com a sua resenha. A história parece ser linda, informativa e ao mesmo tempo muito tocante.
    Vou pesquisar um pouco mais sobre ele.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  13. Oiii, Thay. Acho que ainda não conhecia esse livro :P pelo menos não lembro. Mas gostei muito de conhecer. Não conheço ninguém com autismo, mas acho muito importante a gente entender e conhecer um pouquinho mais sobre características que outras pessoas tenham.
    Por isso o livro me atrai bastante.
    Fiquei um pouco curiosa com essa coisa que você disse dos espíritos e tal, mas acho que ainda assim, vou gostar.
    Beijooos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Thayenne.
    Me apaixonei pela resenha.
    Confesso que não teria me interessado pelo livro se não fosse a sua resenha.
    Parece um livro cativante e muito fofo.
    Vou conferir.

    ResponderExcluir
  15. Ainda não conhecia o livro, mas ele é de fato muito interessante.
    Um tema como autismo, tão delicado, sendo misturado com psicografia, espiritismo, perdão e amor é realmente de chocar.
    Estou super curiosa para ler.
    Ainda não sei a relação das duas histórias, mas quero descobrir.
    Não sou espirita, mas já li alguns livros sobre e me interesso bastante sobre o assunto.
    Espero gostar desse também.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi oi querida.
    Adorei a resenha, nunca tinha lido nenhum livro relacionado a o tema. A autora já tinha me cativado com Para Sempre Alice, e com essa nova obra parece que vai me levar a uma nova aventura.

    A capa parece simples, mas o enredo é ótimo. A premissa foi muito bem escrita e merece ser reconhecida por todos.

    P.S gostei da foto. E você não citou quantas página o livro contém ♥

    Beijoss, <a href="http://www.blogenjoybooks.blogspot.com.br/>Enjoy Books</a>

    ResponderExcluir
  17. Olá.

    Apesar de não conhecer esse livro, amei a premissa da história. A trama parece ser bem cativante e emocionante, ainda mais q aborda um tema tão delicado. Pelo jeito vc gostou bastante da história, né? Já quero ler. Pena que eu não to no momento para ler livros assim...
    Amei sua dica.

    Beijos!
    Respire Literatura

    ResponderExcluir
  18. oie, ouço falar muito bem desse livro mas ainda não tive a oportunidade de ler, e fiquei bem intrigada quando você menciona psicografia. Eu amo quando um livro me leva as lágrimas, então é um ponto ainda mais positivo para essa obra. espero poder ler e gostar.

    ResponderExcluir
  19. Oiii

    Já ouvi fala do livro, mas confesso que nunca tive vontade de ler por causa dessa carga toda que le trás, meio que estou fugindo de dramas, o que basicamente resumi essa obra, mas fico bem feliz dele ter funcionado pra você, e quem sabe num outro momento eu possa até tentar, num é mesmo?

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Entre óculos e Livros - Todos os direitos reservados.
Criado por: Thayanne.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo